Você sabia que a Honda Biz é capaz de rodar 52,9 km com apenas um litro de gasolina? Parece conversa de pescador, mas não é. A informação é do Jornal do Carro do Estadão. Mas se você não tem uma Biz saiba que há algumas formas de você economizar a gasolina da sua moto, com medidas simples.
Entre outros fatores, o estilo de pilotagem e a manutenção em dia são fundamentais para ter uma motocicleta que ‘beba’ menos. E não é somente isso: além da economia na hora de abastecer, pilotar de forma econômica aumenta a vida útil da motocicleta e diminui os custos com itens de manutenção.
Outro grande ganho está associado a sustentabilidade, pois a moto que consome menos também polui menos. Segundo o assessor técnico da Honda, Alfredo Guedes Júnior, “a emissão de gases nocivos ao meio ambiente é proporcional à quantidade de combustível injetado no motor e à sua temperatura”.
Pensando nisso, o pessoal do site moto.com em parceria com a agência Infomoto conversaram com especialistas para trazer cinco dicas para pilotar de forma econômica e gastar menos dinheiro no posto de combustível, na oficina e, de quebra, poluir menos. Confira:
– Controlar a aceleração
Ao sair com a moto ou fazer uma retomada de velocidade acelere progressivamente. Use o acelerador com suavidade, não “torça” o cabo de uma vez. Dessa forma, o motor sobe de giro de forma linear e o combustível é melhor aproveitado, havendo uma queima homogênea dentro da câmara de combustão. Acelerações bruscas e repentinas, na maioria das vezes, não se transformam em movimento e sim em consumo excessivo de combustível e barulho.
– Troca de marchas
Nas motos equipadas com conta-giros, a faixa vermelha informa o giro máximo do motor recomendado pelo fabricante. Quando o motor entra nessa faixa, a injeção de combustível é interrompida para proteger o motor dos riscos de flutuação ou atropelamento de válvulas. O ideal é trocar a marcha antes de atingir a faixa vermelha. Além de economizar combustível, evita o desgaste excessivo dos componentes internos do motor e você ainda gasta menos na hora de fazer a manutenção.
– Frenagem
Usar o freio-motor também ajuda na economia de combustível. Ao rodar numa avenida ou estrada e avistar um obstáculo à frente – como uma lombada, um semáforo fechado, por exemplo – é recomendável parar de acelerar e deixar a moto perder velocidade sem usar os freios. Ao fazer isso o sistema de injeção interrompe o envio de combustível para o motor reduzindo o consumo. O hábito também aumenta a vida do sistema de freios, pois reduz o desgaste de pastilhas e lonas.
– Pneus calibrados
Rodar com os pneus com pressão abaixo do recomendado (murchos) aumenta a área de atrito com o solo exigindo que o motor faça mais “força” para deslocar a moto. Manter os pneus na pressão correta, verificando e calibrando-os uma vez por semana, permite que a moto rode com menor esforço. Tal hábito se reverte em menor consumo de combustível, além de evitar o desgaste desigual ou prematuro dos pneus.
– Relação e rolamentos
O conjunto formado pela corrente, coroa e pinhão (conhecido por relação ou transmissão final) é responsável por transformar o giro do motor em movimento na roda traseira. Esse conjunto deve estar sempre lubrificado e ajustado. Rodar com a corrente muito esticada também exige mais força do motor para movimentar a roda.
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