As baterias das motocicletas Honda são 100% livres de manutenção, mas é importante saber que simples cuidados podem contribuir para a melhoria e o desempenho do produto, e consequentemente, no aumento de sua vida útil. Muitos problemas com baterias, aliás, poderiam ter sido evitados com atitudes proativas dos próprios consumidores. Por isso, replicamos aqui no nosso blog esse material que a revista Conexão Honda Serviços Financeiros trouxe para auxiliá-lo com algumas dicas em relação à bateria.
Faça as revisões recomendadas pela montadora
Mantenha a sua motocicleta sempre em dia, realizando as revisões recomendadas pela montadora. Entre uma revisão e outra, faça a inspeção gratuita de 21 itens em uma Concessionária Honda de sua preferência. Nesta inspeção e nas revisões recomendadas, a situação da bateria será analisada com equipamentos especiais, como o testador de bateria.
Quando for preciso realizar a substituição da bateria, técnicos treinados na fábrica farão a substituição, mantendo o alto padrão de qualidade nos serviços executados.
A motocicleta só deve ficar ligada se estiver em movimento
Evite manter o motor em funcionamento por mais de 3 minutos com a motocicleta parada, pois durante o funcionamento em marcha-lenta a bateria não estará sendo carregada. Antes de desliga-la, certifique-se de que os faróis estejam apagados, demandando, assim, menos energia na próxima partida.
Oxidação é sinal de problema
Fique atento à oxidação nos terminais da bateria para não prejudicar o desempenho do produto. Caso isto ocorra, compareça a uma concessionária Honda para uma inspeção da bateria.
Só use o freio quando precisar parar ou reduzir a velocidade
Muitos consumidores têm o habito de pilotar suas motocicletas apoiando o pé no pedal de freio, ocasionando um alto consumo de energia da bateria devido ao acionamento da lâmpada de frio. Isso ocasiona o desgaste prematuro da bateria.
Cuidado ao substituir itens originais de fábrica
É um erro substituir os itens originais da motocicleta por modelos mais potentes sem checar se a capacidade da bateria e do sistema elétrico da motocicleta suportam os novos equipamentos, incluindo faróis, buzina, alarme, rastreadores entre outros. A instalação desses componentes não foi prevista pelo fabricante e sobrecarregará todo o sistema elétrico da motocicleta e diminuirá sensivelmente a vida útil da bateria e outros componentes do sistema.
Gostou desse material e quer ter um auxílio diferenciado no pós-venda? Compre uma Honda na Promenac Motos. Nós temos uma equipe especializada para te ajudar em tudo o que for preciso.
Fonte: Revista Conexão HSF Março/Abril 2019