20 anos da Honda Biz 125: história, versões e modelos

    20 anos da Honda Biz 125: história, versões e modelos

    20 anos da Honda Biz 125: história, versões e modelos

    Uma das motos mais emblemáticas e populares da marca japonesa, a Honda Biz completa 20 anos em 2018. Para comemorar o aniversário da pequena motocicleta, vamos dar uma volta na história de um dos modelos mais amados do país. Com a premissa de ser barata, fácil de pilotar e ter mecânica simplificada, a Honda Biz teve alguns antecessores que também prezavam por esses predicativos.

    Antecessores da Honda Biz

    Foi assim que em meados de 1958 – 40 anos antes da primeira Biz nacional – que no Japão, país sede da Honda, surgiu o conceito de moto urbana e barata – ou no inglês Cheap Urban Bike CUB – com a Honda Super CUB. A pequena motocicleta trouxe uma grande inovação ao utilizar o primeiro motor de quatro tempos de 50 cilindradas, acoplado com um câmbio automático e rodas de 17 polegadas. O modelo foi um tremendo sucesso de vendas, e anos depois inspirou o mercado nacional que agora clamava por um modelo assim, barato, leve e ágil para nossas ruas totalmente lunares.

    O nascimento da Honda Biz

    A motocicleta fora desenvolvida exclusivamente para o nosso mercado, e fora levado em conta todo o padrão de vida e de condução do consumidor brasileiro que andava de motocicletas. A pequena Honda Biz foi projetada pela Honda Brasil e contou com a supervisão e apoio da matriz japonesa para que tudo seguisse os padrões de qualidade da Honda.

    Por ser considerada uma motocicleta pequena e ágil, a Honda Biz nasceu com o propósito de ser um transporte valente e robusto, mas que também fosse econômico e que comportasse algum volume – como uma bolsa ou uma pequena sacola de mercado.

    Tendo isso em mente a marca conseguiu projetar uma motocicleta que trazia um porta objetos grande o suficiente para comportar o capacete – coisa que outras motocicletas de sua categoria não tinham ainda na época de seu lançamento – e ainda conseguia ser econômica e ágil no caótico trânsito brasileiro.

    E o povo pede Biz

    Já se passaram 20 anos desde sua estreia no mercado nacional e a pequena Honda Biz já acumulou cerca de 3 milhões de unidades vendidas no país. O destaque das vendas vai para a região Nordeste que corresponde a cerca de 30% das motocicletas comercializadas, e o restante fica dividido entre Sudeste com 23%, Centro-Oeste com 18%, o Norte com 18% e por fim o Sul com apenas 11% das Biz vendidas.

    Atualmente a Honda Biz é a 3ª motocicleta mais vendida no país graças às qualidades que a tornaram uma das galinhas dos ovos de ouro da marca. Vamos dar uma pequena pincelada nas alterações e evoluções que a pequena Honda Biz teve ao longo de seus vinte anos de carreira, que ainda estão muito longe de acabar por aqui.

    Honda Biz 1998

    Graças à roda traseira de tamanho menor a Honda Biz original conseguiu ter um pequeno compartimento debaixo do banco.

    Honda Biz 2001

    Para 2001, a pequena Biz ganhava um pequeno banho de loja e com isso surgia uma versão mais sofisticada da motocicleta. O motor supereconômico se mantinha o mesmo de sempre – 100cc – assim nascia a Biz+.

    Honda Biz 2005

    Cerca de 7 anos após a estreia no mercado nacional, a Honda lançava uma nova Biz, agora com um novo motor de 124,9 cilindradas, que ainda era carburado e tinha potência de 9,1 cavalos – a 9000 rpm. A motocicleta passou a se chamar Biz 125.

    Honda Biz 2008

    Já para 2008, a Honda atende as novas regras de emissão impostas pelo Promot 3 e assim insere na Biz o sistema de injeção eletrônica. Com isso ela se tornou a primeira motocicleta de baixa cilindrada a receber a injeção eletrônica, visando a maior economia de combustível e atender as normas de emissão de poluentes.

    Honda Biz 2011

    Uma renovação visual vinha para a Honda Biz 2011, assim como uma grande novidade – o motor bicombustível.

    Honda Biz 2016

    A Honda Biz 2016 recebeu novo motor para a versão de entrada – significativamente mais potente – agora com 110 cilindradas.

    Honda Biz 2018

    Apresentada em 2017 durante o Salão Duas Rodas, a nova Honda Biz 2018 agora tinha mais jeito de scooter que motocicleta, por assim dizer. Com um novo visual dotado de novas linhas mais retilíneas, um novo conjunto ótico renovado e novos indicadores de seta, e um novo escudo frontal a nova Biz mostrava que tinha entrado de cabeça em 2018. A versão 2018 conta também com partida elétrica e uma um painel digital na Biz 125.

    Ainda na nova versão 125, o modelo passa a contar com uma inédita tomada de 12 volts que é capaz de fazer uma carga em telefones celulares e outros pequenos dispositivos, além disso ela ainda conta com um painel digital – com novos grafismos e iluminação – novas rodas de liga leve e freios do tipo combinados. A versão 110i ainda utiliza o freio a tambor.

    Honda Biz 125i 2018

    Assim com a versão de entrada 110i, a Honda Biz 125i conta com o inteligente sistema de porta objetos localizados logo abaixo do assento do motociclista.

    A mesma opção de câmbio automatizado está disponível para o modelo 125i, assim como a tomada de 12 volts que pode carregar telefones e pequenos equipamentos eletrônicos.

    A maior novidade em relação ao modelo de entrada 110i está na presença do painel digital, que apresenta um novo grafismo e coloração azul para o fundo e branco para as demais informações – seguindo a tendência no mundo dos carros onde cada vez mais encontramos carros com painéis 100% digitais.

    Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/honda-biz/

    Edição: Promenac Motos