Biz continua sendo uma das motos mais vendidas do Brasil.

    Biz continua sendo uma das motos mais vendidas do Brasil.

    Completando 20 anos no mercado, a Biz continua uma das motos mais vendidas do Brasil. Para o modelo 2018, a Honda fez mudanças importantes na moto, apesar de manter os mesmos conhecidos motores 110 e 125 na linha.

    Além do visual renovado, a motocicleta passa a contar, de série, com o sistema de freios combinados, que prometem uma frenagem mais segura. Em 2019, todas as motos novas vendidas no Brasil terão que possuir CBS ou ABS de série, dependendo da cilindrada.

    Veja as diferenças da Biz 2018:

     

    Biz 110                                                                    Biz 125

    freios CBS (a tambor);                                            freios CBS (disco na dianteira e tambor na traseira);

    tomada 12V;                                                            tomada 12V;

    painel analógico                                                      painel digital;

                                                                                    motor flex

     

    Além de receber o CBS, a moto aumentou o tamanho do compartimento embaixo do banco, ganhou tomada de 12V e painel digital – este somente para a versão 125.

    Apesar de muita gente confundir, a Biz não é um scooter e sim uma CUB. É verdade que ambos segmentos são parecidos, mas existem grandes diferenças estruturais e mecânicas.

    Uma das principais características da Biz e suas semelhantes está nas rodas, que geralmente são maiores nas CUB. A Biz, por exemplo, tem rodas de 17 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira. O Honda PCX, que é scooter mais vendido do Brasil, conta com rodas de 14 polegadas em ambos os eixos.

    Isso faz com que a Biz tenha muito sucesso principalmente pelo interior do Brasil, onde ela também pode ser usada em locais de pavimento ruim ou mesmo na terra, porém, trazendo a praticidade de levar objetos embaixo do banco, como um scooter.

    Os modelos CUB não possuem a plataforma para apoiar e deixar os pés como nos scooters.

    Enquanto as vendas de motos apresentam queda há alguns anos, o nicho de scooters é o único que está crescendo.

    A tomada de 12V é um item importante e presente na maioria dos scooters. Na Biz, ela está localizada embaixo do assento e pode servir para carregar smartphone e até mesmo um laptop.

    O próprio espaço para bagagens também aumentou, está 10 centímetros mais largo, e dá para levar um capacete grande sem problemas. O ganchinho embaixo do painel é outro atrativo que mudou e agora segura com mais firmeza os objetos.

    Para completar, painel e visual ficaram muito no estilo scooter. O visor LCD é totalmente digital na versão 125. Ele ficou bem moderno e fácil de visualizar, trazendo o indicador ECO, que sinaliza quando se está conduzindo de maneira econômica.

    O novo visual

    Ao observar a nova Biz podemos notar tudo que mudou. As novidades estão em praticamente todos os detalhes. Apesar de manter a identidade, a moto teve mudança nos desenhos das carenagens, nos faróis e na lanterna. Colocando o antigo modelo e o novo lado a lado, fica visível perceber as diferenças.

    Na dianteira, existem novos recortes que dão a impressão de um raio, enquanto, na traseira, parte que mais mudou, a lanterna foi totalmente redesenhada. O catálogo de cores também ajudou a modernizar o modelo.

    A Biz 110 vem nas cores vermelho e branco sólidas e a 125 tem branco, preto, vermelho e laranja, sempre perolizadas.

    CBS é avanço

    O sistema de freios combinados ou CBS (Combined Brake System) consiste em repartir a força de frenagem entre os eixos.

    De acordo com a Honda, ao pressionar o pedal de freio traseiro 30% do freio dianteiro é acionado. Em uma demonstração feita em pista de testes, a Biz com CBS parou metros antes do modelo anterior que não tinha o sistema.

    Em outro teste, utilizando só o freio traseiro, a Biz com CBS teve uma frenagem mais rápida e estável. Nas ruas, o correto é sempre utilizar os dois freios, mas como muitos motociclistas teimam em utilizar só o traseiro, o CBS é uma maneira de melhorar automaticamente a frenagem.

    A montadora afirma que em uma frenagem a 60 km/h, apenas com o freio traseiro, a Biz CBS consegue parar 5 metros antes que o modelo sem o sistema. Testes feitos pelo Instituto Mauá, a pedido da Honda, mostram que a Biz 110 2018 leva 30,6 metros até parar, enquanto a Biz 110 2017 fez o mesmo em 35,6 metros.

    Para a 125 com CBS, a vantagem é ainda maior, parando 6,7 metros antes. Enquanto a Biz 125 2017 leva 36,1 metros para desacelerar de 60 km/h para 0 km/h, a Biz 125 CBS precisa de 29,4 metros.

     

    Parecer final

    A evolução foi muito bem-vinda para a Biz e o sistema de frenagem é importante para ajudar a salvar vidas.

    A vantagem da Biz continua sendo a sua versatilidade e maior robustez, que deixa o modelo mais adequado a locais de piso ruim.

     

    Fonte: https://g1.globo.com/

    Edição: Promenac Motos