Pensando em moto Honda? Descubra qual é mais econômica

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se a sua intenção é economia ao decidir por uma motocicleta Honda, esse post foi feito para você.

Primeiro, temos que ter em mente que o critério de “economia” é variado, e abrange diversos fatores que vão além da média de quilômetros percorridos com um litro de combustível.

Muita gente não sabe, mas o conceito básico ligado aos motores das motos diz respeito ao tamanho, expresso usualmente em cc ou cm3 (centímetros cúbicos), número que exprime o volume interno da câmara de combustão.

Quanto menor for o tamanho da câmara – independentemente do número de cilindros – menor será a cilindrada, e maior a propensão à economia de combustível.

Sendo assim, um motor de 250 cc terá maior chance de ser mais econômico do que outro de 500 cc, com o dobro do tamanho.

Apesar de ser parâmetro, isso não é regra, e você vai entender o motivo lá no final desse post.

Bom, explicado um pouco sobre a parte técnica, vamos aos exemplos.

Honda Pop

O modelo de moto Honda mais econômico em termos globais é a pequena Honda Pop 110i, que consegue a proeza de percorrer 60 km com um litro de gasolina não só por ter apenas 109,1 cc mas também por pesar apenas 87 kg.

Seu projeto foi pensado para atender condições de utilização urbanas e, fora tudo isso, é a Honda de preço mais baixo.

A economia da Pop se apresenta na hora de abastecer e na hora de comprar.

Honda Biz

Outra campeã da economia é a Honda Biz 110i, cujo motor é praticamente idêntico ao da Pop 110i, mas com um ajuste diferente, que deu a Biz 110i mais potência.

Por quê?

Para compensar seus 10 kg de peso a mais do que a Pop 110i em um projeto de aspectos diferenciados, entre os quais a praticidade – compartimento sob o banco – e um design mais caprichado.

Nessa mesma batida da economia global outras campeãs da Honda são as scooters Elite e PCX, as CG e NXR Bros, cada uma com sua própria característica para atender diferentes tipos de utilização e usuários.

Honda NC 750X

É impossível deixar de citar a Honda NC 750X, moto que comprova que tamanho reduzido – do motor e da moto – nem sempre é garantia de maior economia. (Lembra que falamos sobre isso lá no começo do texto?)

A crossover da Honda é equipada com um motor bicilíndrico de 745 cc, que por causa das características aplicadas ao seu projeto consegue marcas de consumo em geral melhores do que a sua irmã CB 500F, cujo motor é quase 40% menor e tem potência semelhante: 54,5 cv de potência para a NC e 50,4 cv para a CB.

Proporcionalmente, talvez a NC 750X seja a moto mais econômica da Honda pois tendo um motor sete vezes maior que o da Pop 110i consome apenas o dobro.

Considerações finais

A melhor dica para determinar qual a mais econômica das Honda é juntar o quebra-cabeça formado por consumo de combustível, custo de aquisição, características de projeto e o tipo de utilização.

Para isso, nada melhor do que buscar informação com quem entende do assunto.

Na Promenac Motos você encontra consultores de vendas treinados para indicar a melhor moto para o seu objetivo.

Venha nos fazer uma visita e conheça pessoalmente as opções que a Honda tem a oferecer.

Fonte: Honda do Brasil

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail.

Artigos relacionados

Entre em contato com um de nossos vendedores!