Segurança e conforto: saiba como escolher o capacete certo

O capacete é um dos itens fundamentais para qualquer motociclista. Além de ser exigido por lei, esse item garante a segurança de quem está a bordo da moto e ainda pode significar uma dose extra de estilo e conforto. Mas como escolher o capacete ideal? Nesse post preparamos algumas dicas que com certeza irão te ajudar.

Saiba o que é exigido por lei

As exigências de segurança de um capacete são regulamentadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Além de ter o selo obrigatório do Inmetro, o capacete precisa conter alguns itens de segurança. Segundo as normas, para uso durante o dia, o capacete deve ter óculos de proteção ou viseira nos padrões cristal, fumê, light ou metalizado. Já à noite, o único padrão aceito é o cristal.

O capacete também precisa ter adesivos retro reflexivos para garantir que o motociclista seja percebido facilmente em condições de luz adversas. Os adesivos devem estar presentes na parte frontal, lateral e traseira do capacete.

O tamanho

Por questões de segurança e conforto, escolher o capacete com o tamanho adequado é fundamental para que os deslocamentos de moto sejam agradáveis. O ideal é que o capacete não seja tão largo a ponto de se soltar em uma eventual colisão e nem tão apertado que fique pressionando a sua cabeça. Para descobrir qual é o melhor tamanho para você, basta medir a circunferência da cabeça com uma fita métrica, passando ela um pouco acima das sobrancelhas e da ponta das orelhas. Confira as medidas e os tamanhos correspondentes:

De 53 a 54 cm: XS

De 55 a 56 cm: S

De 57 a 58 cm: M

De 59 a 60 cm: L

De 61 a 62 cm: XL

De 63 a 64 cm: XXL.

Nas primeiras vezes que você vestir o capacete é natural que haja um pequeno desconforto. Mas não se preocupe, pois com o tempo ele vai tomando a forma da sua cabeça e tende a se tornar mais confortável.

O capacete ideal depende da sua necessidade

Para acertar na escolha do capacete, outro fator fundamental é você saber qual é a sua necessidade. Se for utilizar a motocicleta para pegar a estrada e fazer longas viagens, o mais indicado é que você escolha um modelo de fibra carbono, uma vez que esse tipo de material tem menos peso e uma resistência maior. É importante que esse capacete também tenha um bom sistema de ventilação, garantindo a renovação do ar e evitando que a viseira fique embaçada ao longo da viagem.

Já para quem utiliza a moto em deslocamentos menores e dentro da cidade, o capacete de fibra de vidro é o mais recomendado. Ele também é leve e possui ótima resistência para velocidades médias.

Independente da situação, escolha capacetes com forro removível e que sejam confeccionados com material antibacteriano e antialérgico, o que garante mais higiene e diminui as chances do seu capacete desenvolver bactérias.

Converse com os vendedores

Se você tem outras dúvidas sobre qual é o melhor modelo de capacete para você, converse com os vendedores da Promenac Motos. Nós temos uma equipe especializada para te ajudar, além dos mais variados modelos de capacete em estoque.

Confira o nosso site e encontre a Promenac Motos mais próxima de você!

Compartilhar post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Entre em contato com um de nossos vendedores!

Entre em contato com um de nossos vendedores!

Preencha os campos abaixo e você receberá uma avaliação prévia da sea moto por um de nossos especialistas em até 24hs (úteis).