Por ser ágil e econômica, a motocicleta tem ganhado cada vez mais espaço no cenário da mobilidade brasileira.
Para se ter uma ideia, nos últimos dez anos, a quantidade de motos no Brasil praticamente dobrou: passou de 15 milhões em 2009, para 28 milhões em 2019.
Especialistas em trânsito elencam três fatores como os principais para esse crescimento de quase 92% no número de motos em nosso país:
- Trânsito cada vez mais trancado em grandes e médias cidades, sendo a moto uma facilitadora para o acesso mais rápido em ruas e avenidas;
- Economia de combustível,
- Aquisição e manutenção de baixo custo em comparação com os carros.
Mais motos com a pandemia
O aumento nas vendas de moto em julho e agosto de 2020, período crítico da pandemia da Covid-19, teve crescimento expressivo, apesar da queda na economia brasileira como um todo.
“Estamos acompanhando, desde meados de julho, uma recuperação da demanda por motocicletas, até o momento, em um ritmo mais rápido do que esperávamos. A venda de cotas de consórcio, por exemplo, cresceu 21% em julho, na comparação com o mês anterior”, revela Marcos Paulo Monteiro, gerente-geral de vendas da Honda Motos, que tem 77% de participação no mercado.
Parte desse crescimento na venda de motocicletas tem a ver com o aumento nas entregas feitas pelos motoboys, o famoso delivery de alimentos, bebidas e remédios, por exemplo.
*Complemente a sua leitura: Quer Trabalhar Como Motoboy? Saiba O Que É Preciso E Qual A Melhor Moto
Mas, a maioria das pessoas, atualmente, opta pela motocicleta como transporte para evitar aglomerações, o que é comum em ônibus e vans.
Em diversos países, e em algumas cidades brasileiras, o número de usuários do transporte público tem registrado queda, mesmo após a retomada das atividades, justamente pelo risco de contagio durante a pandemia.
Enquanto não houver uma vacina e não se tiver a comprovação de que ela será efetiva por longo período, o transporte individual torna-se a garantia contra contaminações, especialmente quando se fala do Coronavírus.
Além de segura por se transporte individual, a moto também é a melhor opção para fugir – e até mesmo evitar – o trânsito infernal da maioria das cidades de nosso país.
As motocicletas ocupam pouco espaço nas ruas, são fáceis de estacionar, podem circular em locais muito estreitos e alcançam velocidades compatíveis com as exigidas no trânsito urbano.
Visite nossas lojas, converse com um dos consultores de vendas do Grupo Promenac e descubra qual é a moto ideal para a sua necessidade.
Se preferir, clique aqui e confira os modelos que a Honda tem para lhe oferecer.
Esperamos por você!