Entenda a necessidade de aquecer o motor da moto antes de rodar

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Começamos esse texto fazendo você imaginar uma situação.

Vamos supor que você chega na academia, monta a barra com as anilhas, separa os halteres mais pesados e parte direto para o treino, sem aquecimento.

Convenhamos que, nesse caso, as chances de você ter uma lesão são tão reais quanto o baixo rendimento nos exercícios, certo?

Pois saiba que, com o motor da sua moto, algo semelhante acontece quando não há o aquecimento do motor.

Se você sair de casa pela manhã, virar a chave para dar a partida e sair direto para o trabalho, o motor será forçado a começar a trabalhar ainda frio.

 O resultado não é bom, especialmente nos dias frios do inverno.

Para evitar problemas com a sua moto, não deixe de ler as nossas dicas a seguir.

Regras do aquecimento

Agora você já sabe: sempre aqueça o motor antes de rodar com a sua moto.

Porém, saiba que há diferença no tempo de aquecimento do motor entre uma moto e outra.

As motos mais antigas precisavam funcionar por 10 a 15 minutos antes de poderem rodar.

Já as motos mais modernas aquecem rápido, mesmo em climas mais frios.

De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de um a cinco minutos antes de partir.

Termine de vestir o capacete e a luva com a moto ligada, que será o tempo suficiente.

Isso garante que o motor, pistões e outros componentes tenham uma lubrificação inicial para envolver os componentes internos.

Mantenha a calma e evite problemas

Passados esses primeiros minutos de aquecimento, não acelere muito.

Dê tempo para a lubrificação do motor estar na temperatura ideal, particularmente em dias frios.

Vá com calma nos primeiros 15 minutos.

Ainda que você esteja com pressa, não vale a pena abrir mão desses primeiros minutos de aquecimento porque o motor, operando frio, não consegue bombear óleo corretamente, o que prejudica a lubrificação do motor.

A longo prazo, isso pode te trazer muito prejuízo.

Além disso, precisamos considerar que as peças do motor dilatam com o calor, mas o que poucos sabem é que os diferentes materiais que compõem as peças do motor se dilatam em velocidades e proporções diferentes.

 Os pistões feitos de liga de alumínio, por exemplo, dilatam mais rápido do que o bloco do motor, geralmente de ferro fundido.

Caso você não espere o motor aquecer por inteiro, os pistões vão exercer uma pressão maior sobre os anéis, que por sua vez pressionarão as paredes dos cilindros, gerando um desgaste maior.

Atenção redobrada em dias de frio

Especialistas indicam que em dias de frio as motos podem ficar ligadas até cinco minutos antes de serem pilotadas, inclusive as mais modernas.

Quando as temperaturas caem abaixo de 10 graus, o óleo precisa se aquecer antes de poder se mover suavemente por todos os componentes.

Nos dias de frio, os fluidos ficam mais espessos.

Então, para funcionarem na sua melhor forma e lubrificar adequadamente, eles precisam de mais minutos de ação após o funcionamento do motor.

Sair dirigindo com o motor frio o coloca sob pressão.

Com isso, muito mais combustível é necessário para impulsionar o veículo.

Com mais combustível queimado em um curto espaço de tempo, os componentes do motor aquecem mais rapidamente.

Restou alguma dúvida sobre como aquecer o motor da sua moto antes de rodar?

Faça-nos uma visita e converse diretamente com o nosso time de mecânicos.

A Promenac Motos está em Itajaí e Balneário Camboriú.

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