Essa é para os garupeiros! Dicas de segurança para andar na garupa

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quem busca liberdade, aventura e diversão, com certeza tem uma moto.

E quem tem moto, gosta de passear, e quase sempre leva uma companhia junto na garupa.

A vantagem de ir na garupa é não precisar ficar atento à direção, basta aproveitar a paisagem.

Porém, é necessário tomar certos cuidados para evitar acidentes e ter mais segurança e conforto durante o caminho.

Se o garupa não souber se portar em cima da moto, por exemplo, pode acabar atrapalhando o piloto, consequentemente, gerando acidentes.

A primeira regra a ser pontuada quando se trata de garupa é a proibição de crianças menores de sete anos.

Se um adulto faz um passeio, ou, uma viagem de moto com uma criança menor de sete anos de idade, se arrisca a receber uma multa gravíssima.

Abaixo, mais dicas para você andar na garupa de moto com segurança.

#Ajustes

Quando há mais de uma pessoa na motocicleta, o peso é alterado, então há necessidade de ajustes na moto antes de dar a partida.

Por ter alguém atrás do piloto, é preciso realizar ajustes nos fachos dos faróis, nos retrovisores e fazer uma nova calibragem dos pneus.

A nova calibração deve seguir os parâmetros solicitados pela fabricante, descritos no manual, para evitar que haja desgaste maior do veículo.

Para ter uma viagem tranquila, deve-se, também, verificar a tensão da corrente de transmissão, a posição das pedaleiras e se estão bem fixadas.

#Adaptação

Ao piloto, é imprescindível que adapte a pilotagem quando há um garupa na moto.

É ideal reduzir as acelerações e frenagens mais ríspidas e bruscas.

#Segurança

Para andar na garupa, é necessário saber se posicionar no banco e entender onde deve segurar para evitar problemas durante o passeio.

O ideal é que o garupa mantenha seu corpo aproximado do piloto e se segure no apoio que há atrás do banco da motocicleta.

#Atenção

Outro ponto importante que deve partir do garupa da motocicleta, é se adequar aos movimentos do piloto.

O garupa deve, por exemplo, acompanhar os movimentos do piloto nas curvas.

Quando a moto está em alta velocidade, o garupa precisa manter o seu corpo próximo ao do piloto e não é recomendável ficar conversando com ele.

E por fim…

Uma dica extra, que deve ser frisada, é a necessidade de utilização de equipamentos essenciais para o piloto, que o garupa também precisa usar: jaqueta, calça, sapatos adequados e capacete são obrigatórios para garantir também a segurança do garupa.

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba conteúdo exclusivo direto no seu e-mail.

Artigos relacionados

Entre em contato com um de nossos vendedores!