O bom funcionamento de sua moto depende de vários fatores, um deles é lavá-la periodicamente, e de forma correta.
Limpeza é tão importante para a conservação de sua moto como a inspeção diária antes do uso e respeitar o roteiro das revisões nas concessionárias Honda.
Seguir as indicações de manutenção recomendadas no Manual do Proprietário garantem a durabilidade e bom funcionamento de sua moto.
Inclusive para a lavagem há dicas importantes no Manual do Proprietário, que se seguidas vão deixar sua moto linda, limpa e funcionando direitinho.
Vamos às dicas de como lavar a moto:
1 – Preparação
A lavagem de sua moto deve ser encarada como um momento de prazer, pois só assim o que deve ser feito será bem feito.
Equipe-se de luvas (de borracha ou pano) para proteger suas mãos, arrume um banquinho baixo para trabalhar mais confortavelmente nas partes inferiores de sua moto e reúna tudo que é necessário à sua volta.
2 – Solventes químicos jamais
O indicado é usar um shampoo para lavar moto, ou sabão neutro.
Qualquer tipo de solvente é contraindicado, pois pode danificar a pintura e outros componentes de sua moto.
Lavar a moto com detergente comum é errado assim como usar esponjas de aço ou de qualquer tipo de material abrasivo.
O ideal, depois de molhar toda a moto, é usar uma esponja ou pano macio, fazendo movimentos circulares.
3 – Frequência
Se você mora em região litorânea, sujeita à ação da maresia, as lavagens devem ser mais frequentes, a cada semana, ou, dez dias, e o mesmo vale para quem roda por estradas de terra.
É um erro adiar as lavagens nas épocas mais chuvosas apesar da sensação de trabalho desperdiçado.
Como veremos abaixo, a lavagem deve ser acompanhada de lubrificação, o que ajuda a preservação da sua moto contra os efeitos nocivos da época chuvosa.
4 – Diga não à alta pressão
Pode parecer uma ótima ideia usar jato de água pressurizada para tirar a sujeira de sua moto.
Só que não!
Jatos de água exageradamente fortes podem causar danos graves na parte elétrica/eletrônica de sua moto, assim como danificar pintura e grafismos.
Portanto, o bom e velho balde de água, ou uma mangueira de água de baixa pressão, para molhar sua moto com um spray a 1,2 metro de distância mínima é o ideal.
5 – Sombra e água fresca
Não use água quente, assim como jamais lave sua moto com motor quente.
Como o jato de água pressurizado, a água quente pode remover a lubrificação de rolamentos da coluna de direção e suspensão traseira, assim como danificar/desprender adesivos.
6 – Querosene pode
Incrustações de piche/asfalto são comuns nas partes baixas, como para-lama, motor e sistema de escape.
Para conseguir remover este tipo de sujeira pulverize querosene e use um pincel ou chumaço de estopa.
Tome cuidado para não aplicar querosene em partes de borracha e freios.
7 – Enxaguar, secar, lubrificar e encerar
Tão importante quanto lavar direito é enxaguar e secar perfeitamente sua moto.
Água abundante para eliminar qualquer resíduo de shampoo e um pano limpo e macio para secar.
Uma vez perfeitamente seca, chega a hora de aplicar na corrente o lubrificante específico para transmissões e usar óleo oxidante locais como cavalete, cabos, manetes e articulações, tomando cuidado para não atingir o sistema de freio, pneus e partes plásticas/borracha em geral.
Partes polidas e/ou pintadas podem receber uma camada de cera específica.
8 – Rodas
Ao contrário do que muitos pensam, rodas de alumínio/liga-leve também sofrem corrosão, portanto merecem tanto cuidado como as do tipo raiado com aros de aço cromado.
A aplicação de óleo antioxidante e eliminar o excesso com um pano algumas horas depois da aplicação é fundamental para preservar as rodas da corrosão.
9 – Farol/piscas/lanterna/painel
Por mais que estes componentes tenham sido projetados para serem estanques, e não permitir a entrada de água, a melhor atitude ao lavar sua moto é usar o mínimo de água possível para lavá-los.
Evite jatos de água prolongados e prefira um pano/esponja umedecida para eliminar a sujeira.
10 – Parte elétrica/eletrônica
Água e eletricidade não combinam, desse modo evite ao máximo jogar água diretamente nos interruptores dos punhos do guidão, chicote elétrico, plugues e principalmente no corpo do acelerador do sistema PGM-FI injeção eletrônica.
Agora você já sabe que a importância de lavar a sua moto de maneira adequada, garantindo assim, o bom funcionamento e manutenção dela.
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Fonte do texto: Blog Honda Motos